Como configurar os departamentos dos tickets

Os Departamentos são os setores da sua empresa. É através deles que você segmenta e categoriza seus atendimentos e possui a visão macro do atendimento.

Antes de cadastrar os Departamentos, reflita em como os usuários (clientes) encaminham solicitações de atendimento para a sua equipe. Você pode criar departamentos como: financeiro, comercial, dúvidas ou ainda: pedidos, troca e devolução, orçamentos, sugestões, entre outros.

É importante configurar os departamentos antes mesmo de centralizar os seus canais de atendimento, para que toda a demanda seja organizada desde o início. 

Como cadastrar departamento

Para cadastrar um departamento, acesse seu painel do Desk360 > Sistema > Tickets > Departamentos e clique em “Incluir departamento”.

Para incluir um departamento é necessário preencher as informações:

  • Status: Ative/Inative o departamento para permitir que ele seja disponibilizado ou não em seu painel. Caso o mesmo seja inativado, o histórico de informações não será perdido.
  • Nome do departamento: Esse é o nome que aparecerá para o usuário (cliente) e os colaboradores;
  • Visibilidade: Visível a todos (departamento externo), tanto os colaboradores quanto os usuários (clientes) visualizaram estes departamento; Somente aos colaboradores (departamento interno) ;
  • Descrição: Se achar necessário, inclua a finalidade desse departamento (essa informação aparece apenas para os colaboradores);
  • E-mail: Cadastre um e-mail específico para este departamento, este e-mail poderá ser utilizado para redirecionamento;
  • Campos personalizados: Selecione os campos extras a serem exibidos quando um ticket for atribuído a esse departamento. (nos Tickets e no formulário de contato);
  • Grupo: Selecione qual grupo será vinculado automaticamente ao tickets deste departamento.

Depois de preencher as informações, clique em em “Incluir departamento” para salvar o cadastro. Se precisar editar um departamento, acesse a mesma configuração mas clique em “Editar” na lista de departamentos.

Alterando a nomenclatura de departamentos

Você pode escolher a nomenclatura para departamentos para ser usada em seu painel, entre “departamento” ou “categoria”. Para alterar, é só clicar em “Configurações” > “Personalizações” e selecionar qual das opções preferir. Você pode alterar o título e a descrição a serem exibidos para os seus usuários finais (no formulário de contato e painel do cliente). Após preenchidas as informações, é só clicar em > “Salvar Personalização”.

Com os departamentos e os campo customizados, os Tickets serão categorizados adequadamente e as informações adicionais poderão ser adquiridas de seus clientes.

Sabia que você também consegue gerar relatórios dos departamentos? Saiba como neste artigo: Relatório de Tickets por departamentos

*Importante: Verifique se seu plano possui as funcionalidades deste artigo clicando aqui.

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